As grandes empresas, podem realizar algumas cotações para compras de mercadorias a prestação de serviço. O governo também realiza este tipo de cotação, porém na forma de licitação.
As empresas de revenda de mercadoria deverão ficar atenta aos editais e as comprovações de certificados aos produtos a serem revendidos. Assim como os prestadores de serviço, caso o edital solicite ou exija que os empregados a serem terceirizados fiquem em dia com a medicina do trabalho (realizações de ASOs periódicos), o controle dessas documentações deve sempre estar em dia, para que não haja riscos de vencimento de documentação.
As Grandes empresas costumam fazem em média 3 cotações, para identificar a melhor condição comercial sempre levando em consideração Preço, Prazo e Qualidade. As empresas devem-se atentar, principalmente ao prazo de resposta da cotação e documentação solicitada. Na maioria dos casos, o fornecedor não é obrigado a entregar todos os itens listados da cotação, porém na proposta deverá constar de forma clara quais são os itens que poderá fornecer.
Empresário, não se assuste com a quantidade de produtos solicitados pelas grandes empresas, mas sempre avalie a capacidade produtiva e condições financeiras, pois em alguns casos essas cotações são quitadas em prazos superiores a 30 dias.
O Contador é de suma importância para auxiliar a sua empresa, pois as cotações e as licitações pedem alguns documentos contábil-fiscal, como por exemplo, Certidões Fiscais (Federal, Estadual e Municipal), Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício. Algumas cotações solicitam análise de grau de endividamento.
Quer saber mais, entre em contato conosco !!!